Aeroportos insanos – Saint Maarten

Depois de uma semana parado, resolvi movimentar esse blog. Para tal, vou ressucitar algumas séries antigas e criar umas novas.

Para começar, essa que começo hoje. Pra quem não sabe, eu sou uma dessas pessoas fascinadas com aviação e temas relacionados, ainda que nunca tenha pilotado um avião na vida (sem ser no Flight Simulator, é claro).

Resolvi então iniciar uma série aqui mostrando parte dos aeroportos mais loucos que existem no mundo, seja pela localização, seja pela dificuldade de aproximação, seja pelo seu tamanho, enfim.

E para começar, não podia ser outro, o aeroporto insano mais conhecido no mundo: Princess Juliana (TNCM), na ilha de Saint Maartem/Saint Martin.

0201517

Saint Martin/Maarten é uma ilhota caribenha cujo território pertence metade à França e metade à Holanda (daí o fato de su nome ter essa dupla grafia). O aeroporto, construído em 1942, passou por remodelações em 1985 e 2001.

1355324

Sua pista nem é das menores, tem 2.349 metros (a de Congonhas tem 1.940), e uma largura considerável, o que permite pousos e decolagens de aviões grandes como o 747 (o famoso “Jumbo”). O que torna esse aeroporto especial é o fato  da sua cabeceira principal ficar praticamente dentro de uma praia movimentada (Maho Beach), o que resulta em cenas como as das fotos abaixo:

1346752

1350435

(sim, tem uma rua passando a poucos metros do ponto onde os aviões tocam a pista. Não é recomendável transitar por ela quando aviões estiverem descendo)

Tchauzinho!
Tchauzinho!
"Ai minha cabeça!" - notem que o cidadão grudado na grade realmente se "esquivou" do avião. Fez bem.

"Ai minha cabeça!" - notem que o cidadão grudado na grade realmente se "esquivou" do avião. Fez bem.

OUCH!
OUCH!

O fato é que existem outros aeroportos com pistas próximas a praias como essa, mas creio que em nenhum deles descam aviões tão grandes. Também duvido muito que as praias sejam tão movimentadas como essa.

De uns anos pra cá, começaram a circular fotos deste aeroporto pela internet, através de correntes de e-mail e coisas do tipo, de forma que hoje ele é bastante conhecido, mesmo por quem não se interessa por aviação. Há de se dizer também que ele é provavelmente o aeroporto campeão de fotos no Airliners.net.

A outra cabeceira da única pista deste aeroporto fica na beira de um lago – o que impede qualquer projeto de expansão da mesma. Além disso, ela fica de frente para uma série de morros, como é possível ver nas fotos abaixo

Vista da outra cabeceira

Vista da outra cabeceira

Vista da cabeceira principal, com a praia logo abaixo e os morros ao fundo

Vista da cabeceira principal, com a praia logo abaixo e os morros ao fundo

E, obviamente, como tudo na internet, o que não faltam são vídeos a respeito deste aeroporto no You Tube. O fato é que ele já se tornou uma “atração” desta ilha por si só, o que atrai um bando de pessoas atrás da “emoção” e “adrenalina” de ter um avião com mais de 200 toneladas passando a poucos metros das suas cabeças.

E, se alguém quiser saber como é a sensação de pousar um 747 nesse lugar, de dentro da cabine:

(notem que ele só pára completamente no finalzinho da pista)

Mas… isso não é tudo!

Sim, porque em um aeroporto no qual 747’s e outros gigantes do tipo pousam e decolam tão próximo das pessoas, as decolagens também chamam a atenção.

Para quem não sabe, uma turbina de 747 gera cerca de 60.000 libras-força de empuxo, necessários para tirar esses grandões do chão. Ok, pra quem não faz a mínima idéia do quanto é isso, basta dizer que é força o suficiente para virar um carro médio. Aliás, virar, não, arremessar longe (cliquem, vale a pena!).

Então imaginem um monstrengo desses decolando, e você está logo alguns metros atrás das turbinas dele. Eis o que acontece:

E prêmio de falta de noção para esses rapazes aqui:

Uma pena que eles escaparam ilesos, se acontecesse seria um vídeo candidato à série do “Magneto estava certo” lá do Vida Ordinária.

Bom, é isso. Se algum dos nossos leitores for endinheirado o suficiente para conhecer essa maravilha, favor se manifestar nos comentários abaixo e nos mostrar as suas próprias fotos desse lugar.

Em breve voltarei com outros aeroportos insanos.

Tags: , , , , , ,

15 Respostas to “Aeroportos insanos – Saint Maarten”

  1. Mariana Says:

    Esse aeroporto deve desobedecer várias regras de segurança….

  2. Alexandre Esposito Says:

    Malditos moleques sortudos. Iam ser perfeitos pro VO.

  3. Rafael Says:

    @Mariana: Pior que não, acho que ele tá dentro de todas as regras mais importantes (além do que, algumas dessas regras variam de um lugar pro outro, ainda que a maioria seja internacional mesmo). Mas a pista obedece às regras de segurança para aviões desse tamanho, ainda que, imagino eu, esteja mais ou menos no limite pro 747. O problema é o fato de ter uma área pública logo atrás da pista e as pessoas serem sem-noção. O máximo que eles podiam fazer pra melhorar a segurança é por alguém patrulhando a parte de trás do aeroporto e impedindo que as pessoas fiquem na rota dos aviões que estão descendo e no caminho do jato das turbinas dos que estão subindo… mas ainda assim é algo complicado de se fazer. De repente, em outro lugar do mundo eles fechassem o acesso à praia, mas como nesse lugar toda a praia é sinônimo de lucro, então… =P

    @Alexandre: Sim, quando eu comecei a ver o vídeo fiquei torcendo pra um deles se ferrar. Mas o máximo que acontece é um deles perder os óculos escuros.

  4. Andrés Pascal Says:

    Air France? perto do mar? Huuuum….queria evitar relações infelizes

  5. nelia Says:

    REALMENTE ESSA ILHA E MUITO MASSA FUI PASSAR FERIAS LA FAZ 2 MESES MUITO LINDO

  6. Angela Says:

    LOUCURA, LOUCURA, LOUCURA !!!

  7. carlos eduardo altoe Says:

    Muuuuiito irado esse lugar velho!!!
    Que coisa incrivel esses avioes, bonito demais de se ver!!!
    parabens pela materia, valeu!

  8. LUCIANO Says:

    o lugar é interessante,e curioso ao mesmo tempo quanto custa em media um pacote de uma semana em SAINT MARTIN. Tenho interesse em conhecer esse lugar.

  9. A Pretenciosa St. Martins Says:

    […] no: Wikipedia, Q Chose Tweet Tags do post: Aeroporto • Avião • Princess Juliana International Airport […]

  10. Angelina Carbone Says:

    ESTIVE LÁ E PUDE VER ESSA LOUCURA DE PERTINHO!!!!!!!!!!
    NÃO DÁ PARA NARRAR,SÓ ESTANDO LÁ MESMO…..

  11. AAPM97 Says:

    Joga FSX? Tem o cenário de St. Maarten da FlyTampa pra baixa aqui: http://fsxaapmdownloads.blogspot.com/2012/01/fly-tampa-st-maarten.html

  12. Pedro Says:

    Caro amigo apaixonado por aviação que nunca pilotou: procure um aeroclube mais próximo e não perca essa chance!! É muito bom!! Eu moro no RJ e se morar também procure o aeroclube de Maricá, que tem o Cesna que também tem no FS. A hora lá sai por R$ 300,00 (preço em julho/2012). Abs!

  13. Marcio Peregrino Says:

    Aqueles que escreveram que são uns sem noção deve ser uns pobres que estão morrendo de vontade de ir até Saint Martan. Assim eu penso.

  14. Marcio Peregrino Says:

    Julho de 2015 estou ai. Ai postarei minhas fotos e videos.

  15. Luciano Says:

    Sobre regras de segurança, antes de estabelecer rotas para um novo aeródromo as Cias Aéreas enviam equipes para avaliar todas as condições desse aeródromo, desde a segurança de voo até capacidade do pavimento, passando pelas condições dos terminais de embarque e desembarque, logística, Controle de Tráfego Aéreo, auxílios à navegação etc. Só depois dessa avaliação e aprovação pelo seu Departamento de Operações, a Cia Aérea estabelece os procedimentos para suas aeronaves e inicia os voos. Princess Juliana Intl preenche os requisitos mínimos de Segurança de Voo das Cias Aéreas que operam ali.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: