Mundial de F1 – últimas corridas

Como eu tenho estado ausente e relapso, ao invés de fazer as breves análises das corridas que passaram, falarei brevemente do estado geral do mundial após as 3 últimas corridas.

– Em Monza ficou provado que a Ferrari é uma droga na chuva, o que nos faz torcer fortemente pra que não chova mais em nenhuma corrida até o final, senão é vitória certa do Hamilton. Mesmo largando lá atrás, o Miltinho conseguiu marcar pontos e chegou uma posição atrás do Massa, somente. Vettel venceu sua primeira corrida, com uma equipe meia-boca, e mostrou que tem um grande futuro pela frente, de fato.

– Em Cingapura tivemos o “erro mor” da Ferrari no ano. A corrida estava no colo do Massa, aí o mecânico-chefe fez o favor de se atrapalhar com o botãozinho que liberava o Massa dos boxes e ele saiu arrastando a mangueira. Acabou indo parar em último, não pontuou e viu a diferença para Hamilton aumentar para sete pontos. Na verdade, se a Ferrari não tivesse cagado o Massa nenhuma vez nesse ano, ele já deveria estar bem uns 15 pontos na frente do Hamilton e poderia ser campeão já na China. Saudades do Jean Todt.

– Na última corrida, em Fuji, no Japão, vimos a Ferrari voltando com o velho “pirulito” depois dos incidentes de Cingapura. Ouvimos declarações do Hamilton dizendo que ia correr pelos pontos, sem cagadas. Ele conseguiu a pole, mas largou muito mal e foi ultrapassado pela dupla de finlandeses Raikkonen e Kovailainen. Ele conseguiu tomar a posição do Kovailanen na marra, e tentou fazer a mesma coisa com o Raikkonen, mas sem sucesso. O resultado foi uma bagunça na primeira curva da corrida, o que resultou em Kubika e Alonso pulando para as primeiras colocações. Pra completar, o Hamilton tentou ultrapassar o Alonso na curva seguinte, errou de novo, e caiu pra sexto, ficando atrás do Massa. Alonso venceu sua  primeira corrida no ano, em um golpe de sorte.

Desesperado, partiu pra cima do Massa, que na tentativa de defender a posição, acabou entrando errado em uma chincane, o que facilitou a ultrapassagem do Hamilton. Porém, Massa, que não é bobo, deixou o carro em cima do Hamilton, e, para a minha felicidade, o inglês virou ao contrário e teve que ver todos os carros do grid passando por ele antes de conseguir se desvirar. Por essa batida, Massa levou um drive through nos boxes. Mas o Hamilton também foi punido pela barberagem na largada.

A corrida ficou complicada pros dois, mas Massa foi abrindo passagem lentamente pelos carros. Com o carro mais equilibrado, fez 7 voltas mais rápidas seguidas e só não fez mais porque se tocou com o Bourdais, que vinha saindo dos boxes. Mas, os comissários, para serem coerentes, acabaram punindo o Bourdais da mesma forma que Massa. Resultado final, Massa em sétimo, Hamilton e décimo-segundo. Alonso vence duas corridas seguidas, e apesar de eu também ter uma forte antipatia por este espanhol, confesso que fiquei feliz de vê-lo no lugar mais alto do pódio. Afinal de contas, é provavelmente o melhor piloto da atualidade, tendo que correr com um carro extremamente medíocre. E do ano pra cá o Hamilton tem conseguido a façanha de ser mais antipático e fanfarrão do que o Alonso (sendo que o Alonso, pelo menos, tem dois títulos mundiais, conquistados em cima de ninguém menos que Michael Schumacher), então…

Agora temos China e Brasil, onde supostamente a Ferrari é melhor do que a McLaren, mas tudo pode acontecer. Ainda mais considerando a falta de confiança que a Ferrari tem despertado, seja pelos motores que estouram a toa, seja pelas trapalhadas da equipe. Por outro lado, o Hamilton já provou que não sabe correr pelos pontos, e sempre que se desespera, ainda faz besteiras. Não duvidem que saia um Kubika campeão no final disso tudo. Taí uma final de campeonato emocionante.

Tags: , , , , , ,

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: