Breve análise – GP da França

Sim, eu atrasei a minha análise desse fim de semana. Na verdade, to atrasado com todas as minhas séries nesse blog. Resolverei isso nos próximos dias.

Ontem aconteceu o Grande Prêmio da França, em Magny-Cours. Não sou muito fão desse circuito, ainda que ele não seja dos piores também. Mas acredito que o GP da França podia ser disputado em uma pista mais legal, como em Le Mans. Enfim.

Ontem o favoritismo estava ao lado de Kimi Raikkonen. E após a largada ele estava confirmando este favoritismo, andando mais rápido que o Massa em todas as voltas.

Raikkonen em um momento divertido. Ele tinha acabado de ouvir uma piada de Felipe Massa

Raikkonen em um momento risonho. Ele tinha acabado de ouvir uma piada de Felipe Massa.

Até o Felipe já devia estar conformado com a segunda posição, mas então tivemos um golpe de sorte. Ou melhor, um golpe de azar do Kimi. Mais um na carreira dele. Impressionante. Lá pela metade da corrida, o escapamento do motor do Raikkonen quebrou. E ele perdeu potência. O suficiente para o Felipe Massa encostar nele…e ultrapassá-lo.

“Bum!”

Raikkonen chegou a ter a corrida como perdida, mas conseguiu se recuperar, mesmo sem o pedaço do escapamento. Acabou dando sorte no fim das contas. Uma espécie de sorte azarada.

Mas da vitória do Massa eu falo mais adiante. O que deu pra falar no fim de semana foi, pra variar, o mala do Hamilton.

Semana passada, ele deu uma de barbeiro e enfiou o carro na traseira de Kimi Raikkonen. Com isso perdeu 10 posições no grid pra esta corrida. Ficou putinho, claro. Disse que ia recuperar tudo na pista. Só que aparentemente ele ficou tão nervosinho que queria recuperar tudo na primeira volta. Resultado: entre travadas de pneus e ultrapassagens loucas, passou o Sebastien Vettel usando a área de escape da chincane para completar a ultrapassagem.

“Por fora é mais rápido!”

Aconteceu o óbvio: tomou uma punição, tendo que passar pelos boxes. E ficou putinho de novo. Vejam o que ele disse depois da corrida:

Não acho que fiz algo de errado. Acredito que estava à frente, do lado de fora, e não podia virar em cima dele (Vettel). Peguei a linha de fora, passei na sujeita e passei pela curva. Continuei, pois achei que ultrapassei ele antes

E o que é melhor, agora ele está com síndrome de perseguição:

Não há nada que possam fazer para me distrair. Podem continuar me dando punições e fazer o que quiserem, mas continuarei brigando e tentando voltar com o resultado

Daqui a pouco ele vai começar a dizer que estão perseguindo ele por ele ser negro. Aí vai chutar o pau da barraca.

Sobre esse lance da punição dele, 2 coisas a dizer.

1- Usou a área de escape pra ganhar vantagem sim. Segundo ele, “já tinha passado o Vettel”, mas o fato é que só conseguiu completar a ultrapassagem porque jogou o carro na área de escape da chincane. Tentou uma ultrapassagem impossível de completar, e teve que apelar pra isso. Punição bem dada.

2- Ano passado ele fez isso em Monza e não foi punido. Foi empurrado pelos fiscais de pista para voltar para a prova (o que é proibido) em Nurbugring e não foi punido. Agora que estão de olho em todas as cagadas que ele faz, ele fica com essa de “estão me perseguindo”. Ah, vai tomar banho!

Mais. Com a palavra, o diretor da Mercedes:

Não acredito que Vettel foi atrapalhado. Provavelmente ele virá até mim, como Webber fez no sábado, e dirá que não sofreu uma desvantagem

Ok, Sr. Haug. Olha a resposta do Vettel:

Eu estava por dentro para defender minha posição e tinha a melhor trajetória para as curvas 6 e 7. Lewis chegou com mais velocidade, eu o apertei e ele seguiu reto. Para mim, estava claro que ele iria cortar a chicane. Se alguém fica na frente, merece a punição

Pois bem, dito isso, assunto encerrado.

Voltando ao Massa: conseguiu ser consistente e ganhou uma vitória que praticamente caiu no colo dele. De quebra, passsou a líder do campeonato e finalmente podemos ver um brasileiro nessa posição depois de 15 anos. A última vez foi com o Senna em 93, depois de uma vitória em Mônaco (eu lembro dessa corrida…).

Pam pam pam….pam pam pam…

Não que o campeonato esteja fácil pra ele, tá todo mundo emparelhado. Mas o fato é que se o Raikkonen continuar com o azar de sempre e se o Hamilton continuar fazendo merdas, talvez as coisas melhorem pro Felipe, hehehe.

Ah, mais alguns detalhes importantes dessa corrida: Piquetzinho marcou seus primeiros pontos, fez uma boa corrida, chegando a segurar o Hamilton louco da vida atrás dele por umas 5 voltas, e ultrapassou o companheiro de equipe bicampeão mundial Alonso no final da corrida. Esperamos uma recuperação daqui pra frente. =]

Perdeu, prei!

Trulli e Kovailanen fizeram boas corridas. O primeiro chegou em terceiro lugar, e comemorou bastante o pódio. O segundo largou em décimo e chegou em quarto, só não chegou em terceiro porque o Trulli não deixou mesmo.

Acho que isso é tudo. E até o GP da Inglaterra!

Tags: , , , ,

4 Respostas to “Breve análise – GP da França”

  1. Mari Says:

    Tem dois blogs agora, não dá conta das séries desse aqui =P

  2. Victor Says:

    Ah, a corrida foi boa até. Embora o Loser Hamilton largando de trás até que poderia dar uma emoção a mais, e realmente deu. Fez o que se esperava dele quando larga lá de trás: merda.

    O único mal da vitória do Massa é o velho e bom ufanismo global. Já teve no Globo Esporte hoje entrevistando o povo na rua, e as pessoas dizendo que a F-1 voltou a ter graça, que as manhãs de Domingo voltaram a ser coloridas, e claro, comparando tudo com Ayrton Senna. Aja paciência.

    Mas para rir um pouco, dá uma olhada nesse vídeo da batida de trânsito do Hamilton no Canadá: http://br.youtube.com/watch?v=7QLXJDQCL8I&feature=related

    Os balões das conversas são muito bons.

  3. Rafa Says:

    “Este vídeo não está mais disponível devido à reclamação de Formula One Management contra a violação de direitos autorais ”

    Como eu já disse em outra ocasião, o You Tube ta ficando muito chato.

  4. Gabriel Says:

    tchauzim pra vc tb raikonen!!!!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: