Vamos explorar as confluências?

“Confluências”, nesse caso, seriam os pontos onde os meridianos e os paralelos do Planeta Terra se encontram. Foi então um grupo resolveu propor que todos esses pontos que se encontram em terra firme (ou de onde pode se avistar terra firme) do planeta terra fosse fotografados. Foi então que surgiu o “The Degree Confluence Project“, mais uma das coisas que eu descobri com o Google Earth.

Qualquer um pode participar, é só escolher uma confluência que ainda não foi explorada e, munido de um GPS, fotografar a região e mandar pro site (juntamente com a foto do GPS provando que você estava exatamente naquele ponto, e a história da sua “descoberta”). O resultado é um mapa fotográfico do planeta Terra.

Ao entrar no site, você encontra uma lista das confluências mais recentemente visitadas. Ao lado, uma lista de países. É só clicar no país e ver quais confluências já foram “descobertas” e quais ainda faltam descobrir. Exemplo: clicando no Brasil, ele te mostra um mapa onde os pontos vermelhos já foram explorados. Os pontos cinzas ainda aguardam alguém corajoso o suficiente pra chegar até o local. Clicando no ponto vermelho, você vê as fotos da pessoa que foi até o local, junto com a narrativa de como ela fez pra chegar lá. Exemplo: esta confluência no Rio de Janeiro, próxima à baia de Angra.

O site é divertido não só por ver as histórias, mas também por possibilitar a qualquer um descobrir como são lugares completamente inóspitos de países longícuos, como esta confluência aqui na Romênia, ou esta coisa linda aqui nos fiordes noruegueses. Fica aí a dica.

Tags: , ,

Uma resposta to “Vamos explorar as confluências?”

  1. Mari Says:

    Eu queria um GPS. Esse site é mesmo legal, vale conferir!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s


%d blogueiros gostam disto: